26 julho 2011

Leite-amor



Alimentação de bebê não é por eles escolhida. É escolha alheia. Um alheio que pode mudar uma vida e variar o pequeno, indefeso e especial ser bebê em instantes. Pode fazer...
...mal ou BEM!
...chorar ou SORRIR!
...calar ou BALBUCIAR!
...fechar ou os olhos ABRIR!
...estacionar tamanho ou CRESCER!
...do que se come vai depender! Depende do que filho come, do que mãe ingere, pois bebês precisam de aleitamento materno nos primeiros seis meses, necessitam de inclusão de alimentos saudáveis a partir do sexto mês de vida (frutos, sucos, papinhas salgadas sem gordura ou produtos artificiais) e mais que isso, é essencial que a mamãe, de primeira ou muitas viagens, viajando de pára-quedas ou de balão, saiba que seu pequeno protegido depende de muito mais que banhos e trocas de fraldas e se informe para saber o que fazer nas horas meio incertas que sucedem o parto. É o saber principalmente que sua alimentação também importa enquanto amamenta. E como importa! E, portanto, passar a modificar antigos e estabelecidos hábitos alimentares, evitar certos alimentos (café, pimenta, repolho, refrigerantes, frituras, produtos artificiais dentre outros), precisa priorizar outros (água e líquidos em geral, refeições coloridas e diversificadas para proporcionar maior quantidade de nutrientes).
Isso tudo porque, se a mamãe passa constantemente amor ao seu filho, passa também nutrientes através do leite materno. E certamente é aconselhável que sejam os melhores nutrientes possíveis para que aquele amor possa valer a pena e ser bem aproveitado quando uma criança um dia vier a correr saudável nas campinas próximas.
Ser mãe não é padecer no paraíso como muitos dizem. É uma dádiva que faz viver mais a cada dia neste paraíso infantil tão belo e doce! Doce paraíso, doce mundo, mas preferencialmente sem doces em excesso durante as refeições, antes ou após.
E quem não é, conhece quem seja. É responsável também, pode ser participativo no bom desenvolvimento de uma criança. Então, se tiver informações a dar ou mesmo orelhas a puxar, não pense duas vezes antes de fazer isso.
Um dia, um adulto crescido agradecerá. E, se não agradecer, nos seus olhos você verá o reflexo da gratidão própria por ter feito sua parte, pela boa ação escrita em letras douradas no seu destino.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!

    é de utilidade pública...

    eu amamentei meus filhos até 1ano e 2 meses...cada um...tenho um casal...

    meu carinho JÔSE...

    Zil

    ResponderExcluir
  2. Pequenos cuidados: grande diferença!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jôse,
    Adorei seu blog! Há muitas coisas interessantes nele. Suas crônicas também são ótimas.
    Já estou a segui-la. Se quiser retribuir, conheça meu espaço e, se gostar, siga-me e deixe um comentário para mim, ok? Ficarei feliz em tê-la por lá.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  4. Amei... eu amamentei meus 3 filhos até um ano e meio e confesso que é a melhor sensação do mundo... o gesto de amamentar é uma das coisas mais sublimes de ser mãe!! Amei o texto!! Parabéns... Bjs...♥
    http://artesdosanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Você passa informações importantes ao mesmo tempo em que dá um toque literário ao texto.
    Você é muito talentosa, sabia? rs

    Educação alimentar é fundamental desde cedo mesmo. E é bom que os pais saibam disso para ajudar as mães. Ah, e os irmãos também, os primos, tios, etc.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir