05 julho 2011

Parece mágica, mas é Nutrição!

















Sou menina de Nutrição, também de jaleco! E quantas meninas e meninos de Nutrição há por aí nesse mundo afora?
Não preciso de resposta a esta pergunta, necessito apenas saber que há milhões de pessoas sendo tratadas por estas crianças grandes desabrochando para uma profissão que de tão maravilhosa faz do alimento o próprio remédio. Ou se não utiliza-o como remédio, é capaz de prevenir através dele o uso como tal e do próprio remédio tão temido às vezes.
Mundo de cores e sabores...
Ah Nutrição, brilho próprio e de propriedades, palavras e gestos...
Mil ou mais histórias de superação. Peso perdido, quilos adquiridos...
Apesar de estudante de Medicina, serei sempre Nutricionista. Quando se descobre os encantos dos alimentos não é possível deixá-los em paz novamente. Ao que parece, ficamos sempre cutucando um e outro em busca de mais informações que são valiosas aos nossos pacientes, amigos e familiares. E cutucamos também pessoas, tentando incansavelmente transmitir aquele conhecimento que, embora dotado de tanta popularidade, só nós Nutricionistas conhecemos a fundo.
Está justamente aí a necessidade de ter um Nutricionista para orientar na alimentação diária da família. Por mais que todos compreendam efeitos e contra efeitos gerais, há ainda peculiaridades e individualidades em cada cor, em cada aroma, em cada sabor...
E nós orientamos com prazer!
Acho que só deixei a Nutrição "descansando" - digo descansando porque não desisti dela, só não faço consultas com tanta frequência hoje, mas meus pacientes terão direito a mais este carinho - por que já queria fazer Medicina desde a infância, desde a época em que as bonecas estavam sempre doentes para serem minhas pacientes rotineiras e hipocondríacas.
Caso contrário, não conseguiria deixar de percorrer os corredores dos hospitais com o mapa da dieta de cada paciente em mãos, não poderia deixar de ser responsável pelo alimento que seria fornecido a eles e muito menos deixaria de recebê-los no consultório para prescrição e orientações individualizadas que sempre traziam retorno positivo. O mais positivo deles era o sorriso no rosto de quem via seus exames normalizarem sem precisar de medicamentos ou pelo menos alcançarem um valor próximo disso, o que possibilitava redução de doses a serem ingeridas.
Costumo dizer que Nutrição para mim é paixão e Medicina é amor.
Amo a arte médica e suas estratégias de ataque se comparada a um time de futebol.
Sou apaixonada pela Nutrição que atua no meio campo também de forma estratégica.
Continuo então atuando em Nutrição nas horas vagas enquanto prescritora de cardápios individualizados e enquanto palestrante. Sou apaixonada por palestras, acredito que palavras escutadas podem modificar pontos de vista e atitudes, embora não todas.
Grande importância tem isso na Nutrição. Uma palavra, um olhar, um gesto, capazes de transformar hábitos alimentares. Jaleco especial o dos Nutricionistas então.
Colorido ou não, com ou sem frutas, pode vestir o profissional que consegue evitar através dos seu conhecimento sobre os alimentos que uma pessoa chegue a adoecer, pode auxiliar na sua recuperação e ainda pode fazer a alegria de uma criança que descobre um belo dia no consultório que é possível ser saudável comendo coisas gostosas.
A mágica é principalmente esta: levar à vida das pessoas saúde com sabor! Feliz de quem sabe fazer essa mágica acontecer... Mais feliz ainda de quem procura orientar-se com um Nutricionista e faz da mágica uma rotina por todos os dias da sua vida!

Um comentário:

  1. Lindo texto , ^^ , amei e cada dia mais me apaixono pelo curso que estou estudando : - Nutrição ! e agradeço a todos que fazem dessa profissão especial. Parabéns um belo texto !

    Bianca Valongo !

    ResponderExcluir