31 outubro 2011

Verdadeiro Halloween?



Dia que alguns admiram e outros não consideram. Dia que às vezes chega a ser desacatado sem que ao menos se saiba o sentido da palavra ou significado: Halloween!
Bom, então vamos à origem da data 31 de outubro divulgada mundialmente.
A palavra Halloween tem origem na igreja católica, vem de uma corrupção contraída do dia primeiro de novembro. Todo o "Dia de Buracos" ou "Dia de Santos" é um dia católico de observância em honra de santos, mas no século VdC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro e havia um feriado "Samhain" considerado ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas (nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). Halloween marca, então o fim do verão e início do ano novo, além de celebrar também o final da terceira e última colheita do ano, com início do armazenamento de provisões para o inverno e início do período de retorno dos rebanhos do pasto e renovação de suas leis.
Era uma festa como vários nomes (Samhain, Samhein, La Samon) que representava festa do Sol, mas que foi divulgada com seu nome escocês Halloween.
Uma das lendas celtas fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte, defendiam todas as leis desse espaço e tempo, o que permitia, segundo eles, que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro apagavam as tochas e fogueiras de suas casas para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos a possuir.
Os romanos adotaram as práticas celtas, mas no primeiro século depois de Cristo abandonaram esses valores. O Halloween foi levado aos Estados Unidos em 1840 aproximadamente por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e já neste país, uma das grandes potências mundiais, passou a ser divulgado como Dia das Bruxas.
A partir daí, muito mito surgiu, e com o mito também o preconceito sobre uma data cultural irlandesa que muitas vezes mistura-se com abóboras, gatos pretos e bruxaria. Interessante seria se todos se permitissem conhecer o significado e, a partir daí, poderiam com propriedade fazer uso do direito de repudiar ou não a data ou mesmo de ignorá-la apenas.

4 comentários:

  1. Eu acho interessante as "adaptações" que outras culturas fizeram no dia de todos os santos através da história. O problema, como vocÊ citou é que muitos não procuram o real significado e tiram certas conclusões (muitas vezes infelizes) a respeito desse dia.

    As festividades são bacanas, mas seria melhor se fosse comemorado também pelo que realmente significa e não apenas pelos doces e travessuras.

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com sua colocação. A brincadeira mascara o sentido da data e agrega ou exclui simpatizantes não conhecedores da essência a ser transmitida.
    Aparência supera inclusive em datas festivas, o que é entristecedor. Talvez um dia haja mais pessoas com curiosidade pura e suficientemente instigante a ponto de buscar além... enquanto isso, seguimos nos satisfazendo e torcendo para que as doces travessuras cotidianas não eternizem aparências em detrimento ao essencial na vida.

    ResponderExcluir
  3. Lindo o seu blog...
    Continue assim, postando muitooooooo...
    ;) !!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada, Elas!!!!!!!!!! Bom saber que há quem goste desse pequeno espaço que é de todos nós!
    :D

    ResponderExcluir