30 janeiro 2012

UTI: repensando a vida!



Estive pensando sobre o quanto às vezes a vida bate, afronta e desafia a capacidade de cada um. Chega de mansinho e por um motivo que só ela ou forças externas sabem faz com que nos sintamos fracos e incapazes.
E esse é o momento de reagir, de mostrar que, por mais que ela nos faça passar por dificuldades, seremos dignos da superação, seremos capazes de avançar e pisar sempre um degrau acima.
Falo isso por experiência própria. Não sou tão forte quanto previa nem tão fraca quanto temia. Passei por uma experiência não muito agradável, mas que devia estar escrita no meu livro da vida, pois cedo ou tarde chegou.
Estive durante alguns dias em uma UTI, não como residente, interna, simples estagiária, ou mesmo acompanhante. Fui paciente após uma crise grave de asma que desencadeou parada cardiorrespiratória e algumas complicações um pouco sérias q que aos poucos estão se resolvendo.
Estive do outro lado e hoje agradeço ainda mais por pessoas como eu optarem pela Medicina por amor e não somente por status ou aspecto financeiro, já que faz diferença tanto no referente à quantidade de estudos e aprendizado quanto em relação à maneira como o paciente é tratado mesmo em hospital particular que foi o meu caso.
Foram alguns dias literalmente OFF para a vida como ela é, pois estive entubada sob ventilação mecânica e sedada e outros dias ainda ausente devido à necessidade eminente de recuperação.
Foi possível não pensar, pensar e até repensar muitos conceitos, mudar opinião e manter personalidade e atitudes. Foi bom perceber o quanto verdades são deixadas para trás em detrimento do que nos é alheio e encontrar de dentro para fora a real determinação sobre o que deve ser valorizado em dias e noites.
Hoje sou a mesma, porém não vejo a vida da mesma forma. Hoje durmo e acordo muito mais “eu” porque aprendi a redescobri o que sou, quem sou e para que sou.
Cada ser humano tem uma oportunidade única de fazer tais descobertas, alguns de forma mais trágica, outros de maneira mais branda e suave. Desejaria suavidade a todos, mas como não cabe a mim o traçar dessa tênue linha da vida, contento-me em desejar que apenas descubram seu valor para, então, fazer valer a pena. Que saiam todos do estado à deriva que às vezes nos posicionamos! Tento tentado fazer isso desde então...

3 comentários:

  1. Não é atoa que nada é por acaso. Tudo em nossas vidas tem um significado. Não apenas as boas mas más experiências também. Como eu escrevi uma vez, os bons momentos nos dão forças para vencer as dores das experiências desagradáveis. E depois de superar momentos ruins, nos tornamos pessoas cada vez melhores. Pois a vida é assim; vivemos de acordo com as desventuras entre o bem e o mal.

    E experiências como a sua minha cara, creio que te fortalece em muito: força de vontade, sabedoria, vivência e muito mais.

    Acredito que o aprendizado desse tipo de experiência é passado para todas as gerações.

    Não te conheço como gostaria, mas tenho uma singular admiração pela medicina e uma estima por você. Como profissional e como ser humano.

    Parabéns pela superação.

    ResponderExcluir
  2. Acredito também que nada acontece por acaso ou, se ocorre, cada um tem sua lição a ler ao acaso pela vida afora e, principalmente, a aprender e repassar. Esforço-me para extrair a essência da minha experiência, da mesma forma que busco fazer dela um motivo a mais de superação, como você mencionou. Obrigada pela mensagem de carinho e pela estima que tens apesar de conhecer somente o pouco que escrevo.

    ResponderExcluir
  3. parabéns , lindo depoimento e o despertar para o real sentido da vida fará de você mais humana e uma médica cheia de energia positiva para os necessitados enfermos...continue evoluindo, luiz médico clínico há 15 anos.

    ResponderExcluir