04 agosto 2011

Sal nosso de cada dia

Sal nosso
(Jôze Paiva)

Sal na mesa
Sal na vida ,
Sal de partida!
Sal que salga o dia
E traz desarmonia
Sal grosso
Sal do mar,
Sal de mim
Sai de mim!
Sal da aurora...
Sal no vento
Sal do mundo!
Sal que leva embora a alegria...
Por instalar patologia.
Diga não a esta agonia!

.............................................................................................
CAMPANHA: consuma com moderação!
.............................................................................................
Corpo, mente e vida agradecem, faça bem a si e aos que o amam hoje, através da redução no consumo de sal e alimentos embutidos e/ou enlatados, processados diversos que o contém em grande teor mesmo que nem sempre os consumidores saibam disso e podem provocar a curto e longo prazo inúmeras doenças, dentre as quais hipertensão arterial e alterações cardiovasculares.
Mesmo quem possui saúde plena precisa se cuidar. Não se pode tirar o olho da saúde e, no caso do sal, não se pode tirar a mão de alimentos naturais que devem ser priorizados ou pelo menos dos que têm baixa quantidade do mesmo.
Temperos então, só os naturais, pois aqueles pacotinhos tão atraentes que prometem sabor característico aos alimentos trazem conservantes e quantidade de sódio (sal) que pode prejudicar a saúde.
Alimentação faz parte dos cuidados gerais e primordiais. Sal é inimigo sim dos seres humanos e deve ser tratado como tal, independente da idade ou da situação. É preciso evitar o consumo e orientar para que pessoas queridas, próximas, façam o mesmo!
Cuido de mim por mim, por quem me ama e para quem me ama. Você faz o mesmo? Pense nisso!

Um comentário:

  1. muito boa a poesia...que de certa forma é um alerta muito grande sobre ese mal que age silenciosamente...

    seu texto é perfeito e esclarecedor....

    só dizer mesmo...OBRIGADA!

    meu carinho...

    Zil

    ResponderExcluir